Distrito tem 196 casos confirmados, 6 mortos e 4 recuperados.
Nas últimas 24 horas, registaram-se quatro novos casos de Covid-19 no distrito de Bragança, elevando para 196 o número de infetados, desde o dia 14 de março, data em que foi diagnosticado o primeiro caso.
Um mês depois do início da pandemia no distrito brigantino, o concelho de Mogadouro regista o primeiro caso positivo: uma mulher que reside na aldeia de Vila de Ala.
Sendo assim o novo coronavírus já contaminou pessoas dos doze concelhos do distrito.
Bragança continua a somar casos novos quase todos os dias e nas últimas horas teve mais três resultados positivos, ultrapassando a barreira da centena de infetados, já são 101, o que representa mais de metade do total dos casos do distrito (51,5%).
Até às três da tarde desta terça-feira, estão contabilizados 196 casos de Covid-19 em todo o distrito, que já resultaram em seis mortes: cinco homens e uma mulher com idades entre os 61 e os 91 anos.
A boa notícia é que quatro pacientes já estão curados, após dois testes negativos.
Outra boa notícia é que os cerca de 90 utentes do Lar Nossa Senhora da Paz, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Mirandela, testaram negativo à Covid-19, depois de naquela unidade, há três semanas atrás, terem testado positivo dois funcionários afetos à cozinha, que levou a direção, em consonância com as autoridades de saúde, a realizar uma desinfeção ao espaço e a colocar em isolamento profilático os restantes elementos da equipa da cozinha. Dois deles também testaram positivo, mas já estavam em tratamento no domicílio.
Como medida de prevenção, na semana passada foram realizados os testes aos utentes daquele lar, que vieram a dar negativo.
Na distribuição dos casos positivos pelos concelhos, Bragança totaliza 101. Torre de Moncorvo tem 30 infetados; Mirandela 19. Macedo contabiliza 17 casos. Segue-se Vinhais com 9 casos, Vimioso com 6, Vila Flor com 5. Carrazeda de Ansiães e Miranda do Douro apresentam três casos. Já Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé mantêm um caso, e Mogadouro estreia-se na lista com um caso conhecido nas últimas 24 horas.
No país, registou-se a sétima morte associada à Covid-19 no grupo etário entre os 40 e os 49 anos de idade, mas é agora o grupo dos 50 aos 59 anos aquele que apresenta mais casos confirmados no nosso país (3028), que no último relatório da DGS, conhecido esta terça-feira, reporta 514 casos novos, um aumento de 3%.
Estão confirmados 17448 casos e já morreram 567 pessoas, mais 32 do que ontem, sendo que 347 pacientes estão curados, mais 70 do que ontem.
Há 1227 pessoas internadas (7%), das quais 218 encontram-se nas unidades de cuidados intensivos. Ou seja, 93% das pessoas infetadas, estão a ser tratadas em casa.
Das mortes registadas em Portugal, 85,7% tinham mais de 70 anos de idade. Das 567 mortes, 486 estavam nesse grupo etário.
Desde o início desta pandemia, no nosso país, também já foram infetadas 290 crianças, dos 0 aos 9 anos de idade.
Jornalista: Fernando Pires
Slider