A Eurocidade Chaves-Verín participou no Congresso Internacional de Turismo Termal, em Nancy, um evento que tem como principal objetivo valorizar o património termal potenciando esta atividade como um instrumento de desenvolvimento sustentável.
Chaves-Verín, apresentada pela técnica de projetos europeus, Nerea Pérez Adriano, participou na mesa redonda, cuja temática remetia para o património termal em regiões transfronteiriças como laboratórios de políticas europeias a favor da indústria termal.
No decorrer do encontro, a Eurocidade teve a oportunidade de explicar o trabalho que tem vindo a ser elaborado, nomeadamente nesta área temática. Foi apresentada a Rota Termal e da Água que recorre a Eurocidade através das fontes do território (Fonte do Sapo, Fontenova, Sousas, Cabreiroá, Termas de Chaves e Vidago).
O Turismo Termal é uma ferramenta poderosa para contribuir para a salvaguarda do património termal mundial de forma a proporcionar benefícios socioeconómicos, incluindo a dinamização das zonas rurais e a criação de oportunidades estáveis de emprego.
No evento participaram especialistas oriundos de várias partes do mundo. O Congresso Internacional contribuiu para o Programa de Trabalho da Organização Mundial de Turismo referente ao ano 2023. O objetivo é que este fórum possa acontecer regularmente nos próximos anos.
Jornalista: Lara Torrado