A Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro vai inaugurar, amanhã, 7 de novembro, o novo sistema de computação avançada da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída.
Este novo sistema ficará alojado no Centro de Dados da academia, nomeadamente no edifício dos Serviços Comuns.
Com uma capacidade de processamento de 5000 CPU cores (o equivalente a cerca de 500 computadores pessoais de última geração em execução simultânea), este novo sistema tem “uma capacidade de armazenamento de quatro Petabytes e está interligado por uma rede Infiniband HDR de 200 Gps” informa, em comunicado, a UTAD.
Estas especificações traduzem-se numa “tecnologia de elevada performance, garantindo uma largura de banda extremamente grande com latências muito baixas” justificam.
Com esta nova ferramenta, o sistema de computação avançada da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída vai permitir o armazenamento de grandes volumes de dados e lidar com tarefas computacionais intensivas.
Esta Infraestrutura faz parte da Rede Nacional de Computação Avançada que disponibiliza um conjunto de serviços de computação avançada às comunidades de investigação, tecnologia e inovação/indústria em Portugal.
A inauguração está integrada na programação do encontro da Rede Nacional de Computação Avançada, que vai decorrer entre os dias 7 e 8 de novembro na UTAD.
Jornalista: Lara Torrado