A ligação do Subsistema de Abastecimento de Água do Alto Rabagão ao Subsistema de Abastecimento de Água do Arcossó vai permitir reforçar o fornecimento aos municípios de Chaves e Valpaços.
A cerimónia, que decorreu na passada segunda-feira, na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Arcossó, freguesia de Santo António de Monforte, serviu para inaugurar a Ligação do Subsistema de Abastecimento de Água do Alto Rabagão ao Subsistema de Abastecimento de Água do Arcossó.
O investimento de 1,5 milhões de euros foi executado pela Águas do Norte, no âmbito da concessão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal.
A obra, com 6,3 km de extensão, foi inaugurada pelo secretário de estado do Ambiente, Hugo Polido Pires, o presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, e o presidente do Conselho de Administração da Águas do Norte, José Luís Machado do Vale.
Segundo a autarquia, “esta ligação possui um volume de armazenamento de 569 hm3, permitindo incrementar a resiliência global, às populações associadas a este subsistema, que agora serve os municípios de Chaves e de Valpaços”.
Para o autarca flaviense “é essencial que todos os atores do território possam cooperar e partilhar conhecimento e experiência no sentido de perceber os constrangimentos e investimentos possíveis para melhorar a gestão da eficiência hídrica, num esforço em que todos temos que fazer muito, melhor e mais rápido através de recursos próprios e externos”, refere.
De referir que na mesma cerimónia foi ainda celebrado um Protocolo de Colaboração Técnica entre a Câmara Municipal de Chaves e a Águas do Norte, tendo em vista a elaboração de um Plano Diretor de Abastecimento de Água para o município.
“Este plano deverá contemplar a definição e a elaboração de outros estudos que se entendam como convenientes e que possam evidenciar os investimentos a realizar nos serviços públicos de águas no concelho de Chaves”, explica o município.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Chaves