O 33.º Encontro Regional dos Escuteiros da Região de Vila Real marcou o arranque oficial do ano escutista e mobilizou quase mil escuteiros, durante o passado fim-de-semana, em Valpaços.
A cidade de Valpaços foi palco de dois dias de atividades de dupla comemoração e muita animação, uma vez que encerraram as comemorações dos 50 anos do Agrupamento de Escuteiros de Valpaços e o início das comemorações dos 100 anos da Região de Vila Real.
Entre os dias 14 e 15 de outubro foram várias as atividades desenvolvidas pelas diversas secções, de destacar a fotografia do grupo no recinto do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, onde foi construído um logotipo humano do centenário da região.
Ainda no sábado à noite, teve lugar um concerto onde os protagonistas foram também escuteiros e partilharam a “alegria que lhes é tão característica”, escreve em comunicado o município de Valpaços.
Na presença do vice-presidente da autarquia, António Medeiros, no domingo, dia 15, foi inaugurada a remodelação da Rotunda Baden-Powell, cerimónia presidida pelo Bispo da Região de Vila Real, D. António Augusto Azevedo, ladeado do Assistente da Região, Padre Ricardo Pinto, e do Assistente do Agrupamento de Valpaços, Padre Leonel Reis, tal como a eucaristia que teve lugar no Pavilhão Multiusos. De salientar também a presença do Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Ivo Faria.
Para encerrar o fim de semana e as festividades, os escuteiros da região cantaram em uníssono a Canção do Adeus, com a promessa de para o ano voltarem a reencontrar-se.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Valpaços