A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro juntamento com a empresa Jopauto desenvolveu um sistema de segurança e anticapotamento de tratores. Este projeto visa prevenir os acidentes com estas máquinas agrícolas em zonas de montanha.
Trata-se de um kit de estabilizadores colocados nos tratores estreitos de forma a evitar o capotamento. O sistema funciona através de um sensor que, quando o trator atinge 20% de inclinação lateral, o macaco hidráulico abre e o dispositivo é lançado a 45 graus, de forma a permitir que o trator fique estável.
Os acidentes através de capotamento de tratores são uma das principais causas de morte no trabalho agrícola em Portugal. “Sempre me fez confusão a quantidade de acidentes que há”, afirmou Fernando Santos, investigador da UTAD, à agência Lusa.
Daniel Lopes, da empresa Jopauto, partilha a mesma preocupação e acredita que “este kit salvará vidas”. “É isso que mais nos preocupa, porque há muitas mortes em acidentes de tratores por ano e, no Douro, somos uma região propícia a capotamentos (…) A nossa preocupação é mitigar este tipo de acidentes”, justificou.
Desta forma, os investigadores desenvolveram este dispositivo que é colocado nas laterias do trator e que é acionado automaticamente através de um sensor de inclinação.
O protótipo já foi testado em patamares estando, agora, a ser testado com o uso de alfaias agrícolas acopladas na parte frontal do trator.
Para já ainda se trata de um protótipo, mas, segundo o responsável, o dispositivo poderá vir a ser comercializado por um preço a rondar entre os 7.500 a 10.000 euros.
Jornalista: Lara Torrado