A partir do mês de outubro, a submissão de processos urbanísticos será feita totalmente em formato digital através da plataforma “No-Paper”, adiantou esta terça-feira a autarquia.
Segundo o município de Alijó, “a tramitação processual passará a ser mais célere e acessível, evitando deslocações ao município e permitindo a diminuição substancial da impressão em papel”, refere, em comunicado.
Mas, excecionalmente, os processos urbanísticos já submetidos até à data é poderão tramitar em formato papel até ao final do ano.
A implementação desta plataforma digital insere-se no processo de modernização administrativa do município de Alijó “para promover a simplificação, automação e desmaterialização dos procedimentos administrativos”, explica.
A ferramenta digital “No-Paper” está sempre disponível e permite a submissão online de todos os documentos necessários para a instrução de processos, elencando os documentos e peças escritas ou desenhadas a apresentar para cada procedimento e quais as regras de cada elemento (formato, tamanho, conteúdo e organização).
A ligação para a nova plataforma ficará disponível a partir do início de outubro no site institucional do Câmara de Alijó.