8190 estudantes entraram na segunda fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. No total já ingressaram 50.767 alunos, no entanto, sobraram ainda quatro mil vagas. A última fase decorre entre dia 22 e 25 de setembro.
Nesta segunda fase, mais 8190 estudantes asseguraram o seu lugar no Ensino Superior. A maior parte dos inscritos (76%) entrou numa das três primeiras opções.
Apesar de já terem ingressado, no total 50.767 alunos, ainda estão disponíveis quase quatro mil vagas que podem ser “disponibilizadas para a terceira fase do concurso nacional de acesso, ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso” explica o Ministérios em comunicado.
Nesta segunda fase, os cinco cursos com as notas mais altas dos últimos colocados foram: Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (19,43), Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (19,2), Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (19,2), Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (19,1) e Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (18,9).
Por outro lado, cinco cursos com as notas mais baixas dos últimos colocados foram: Ecologia e Ambiente na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (9,5), Educação Ambiental na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (9,8), Agronomia na Escola Superior Agrária de Elvas no Instituto Politécnico de Portalegre (10), Enologia na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (10,2) e Fotografia na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomas (10,2).
Foram mais de 20 mil os estudantes que se candidataram para a segunda fase do concurso nacional de acesso havendo, apenas, 10 mil vagas disponíveis. A matrícula para os estudantes agora colocados deve-se realizar entre os dias 17 e 19 de setembro.
A terceira e última oportunidade para integrar no Ensino Superior decorre entre os dias 22 e 25 de setembro e os resultados são divulgados dia 30 do próprio mês.
Jornalista: Lara Torrado