O Congresso Internacional “Territórios Esquecidos da Arqueologia Portuguesa – O caso do Vale do Douro” tem data marcada para 30 de setembro e 1 de outubro, na Casa dos Noura, em Alijó.
O evento, que vai juntar vários especialistas nacionais e internacionais, surgiu da necessidade premente de reunir e integrar informações dispersas sobre a arqueologia romana do Vale do Douro.
O objetivo do Congresso passa por “ampliar o conhecimento sobre o território do Douro através da partilha de informações, alargando a escala a fronteiras políticas, comparando formas de adaptação às influências económicas e culturais romanas nestes territórios marginais, onde a expressão do processo da romanização e do poder romano são muito particulares”, explica a autarquia.
A organização deste evento resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Alijó, o Centro de Investigação Cultura, Espaço e Memória (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), a EVEHA International, a GAROM Amis des Musées Gallo Romains e da Revue des Oenologues (França).
A participação no Congresso é gratuita, mas necessita de inscrição prévia.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Alijó