Cerca de 60 pessoas viajam até Trás-os-Montes para participarem na terceira edição da Padlle Battle. Ao desafio desportivo junta-se ainda o “Catalixo”, um prémio que será atribuído ao atleta que recolher mais lixo durante as provas, em terra e no rio.

As localidades de Vieiro e Freixiel, no concelho de Vila Flor, recebem no próximo sábado, 9 de setembro, uma Paddle Battle, uma iniciativa desportiva que concilia atividades na água, Stand Up Paddle, com corrida de montanha.

As equipas, de duas pessoas, são desafiadas a fazer as provas separadamente, enquanto um dos elementos fica nas provas no rio Tua, o outro elemento vai fazer a corrida de montanha, na segunda largada trocam as modalidades.

O percurso do Stand Up Paddle contempla 10 quilómetros (5km ida + 5km volta) do rio Tua, com início e fim na estação de Abreiro / Vieiro, seguindo no sentido barragem e posterior regresso.

O percurso da corrida segue a PR1 VFL (Trilho do Tua – Vieiro – Freixiel) representando 22km (ida e volta). Para além do desempenho técnico das equipas, da velocidade com que concretizam a prova, na classificação existe ainda um elemento que torna esta experiência diferenciadora: o melhor prémio da competição, “Catalixo”, contempla o atleta que recolher mais lixo durante as provas, em terra e no rio.

Recorde-se que o projeto é desenvolvido pela empresa Flower People X, contando com a Parceria do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e acontece, rotativamente, nos municípios que integram esta área protegida.

A iniciativa foi criada em 2020 e teve como objetivo motivar os amantes dos desportos e do ar livre, num ano de calendário pouco competitivo. Em 2021 o município de Carrazeda de Ansiães acolheu o evento e face ao sucesso alcançado, seguiu para Alijó e, desta vez, para Vila Flor, mantendo o apoio do PNRVT.

“Estão em causa duas modalidades que fazem parte da estratégia de promoção que pensamos para o Vale do Tua. São desportos de natureza que apaixonam os praticantes e que funcionam muito bem na promoção daquilo que são os nossos maiores valores: a paisagem, a qualidade ambiental e as pessoas”, refere o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.

A Flower people X, define-se como uma empresa encontra na diversão “a maneira de estar, preservar a natureza, cuidar dela, catar lixo”.

“Somos todos amantes do desporto, amantes da natureza, viciados em aventura, doadores de energia. Nós somos o Povo das Flores!”, assim se autodefine esta equipa que oferece um negócio de aventura “xperience” customizado. “Sempre foi sobre fazer o que amamos e amar o que fazemos. Estamos aqui para compartilhar nossa aventura e torná-la sua!”, acrescentam.

Slider