De 8 a 10 de setembro, Torre de Moncorvo é palco de mais uma edição do Vinho e Sabor Douro, um festival que celebra o fim do verão e os vinhos produzidos no concelho.
“Inserida no Douro Superior, Torre de Moncorvo é terra de vinhos de excelência. No decorrer dos meses de setembro e outubro decorrem as vindimas, altura em que as uvas são colhidas e transformadas no belo néctar, que vos convidamos a degustar”, convida o município. E foi assim que nasceu o Vinho e Sabor Douro, uma festa que assinala o fim do verão e dá a conhecer os “maravilhosos vinhos” que se produzem no concelho.
O festival tem lugar na Praia Fluvial da Foz do Sabor, onde os visitantes têm à sua disposição espetáculos musicais ao mesmo tempo que saboreiam e apreciam os vinhos da região.
Na iniciativa vão estar presentes os produtores de vinho do concelho que, no seu expositor, vão vender, ao copo ao à garrafa, os néctares que produzem nas suas quintas.
No entanto, não são apenas os produtores da vila que vão marcar presença. “Nesta edição, uma vez que o evento está integrado na Cidade Europeia do Vinho 2023, será também possível degustar os vários néctares dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Douro”, refere a nota de imprensa enviada ao Canal N.
O ponto alto do festival vai para a realização da final da Rainha das Vindimas de Portugal, cuja gala tem data marcada para dia 9 de setembro, às 21h30, na Foz do Sabor.
Do programa faz parte a realização de uma Noite Branca, onde o branco, juntamente com o vinho e com a música são um mote para “uma noite mágica”.
Para além da dinamização da economia local, o evento tem como objetivo “aumentar a oferta turística da região fora da época alta”.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Torre de Moncorvo