Foram cerca de 50 mil os alunos que entraram no ensino superior e apenas 16 mil é que ficaram de fora. Em relação ao ano passado, o número de colocados fica ligeiramente abaixo do registado.
Perto de 50 mil alunos ficaram colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, e apesar de representar uma ligeira diminuição, face ao ano passado, este número representa a entrada de 84% dos candidatos.
Dos 59.073 alunos que se candidataram ao ensino superior, este ano, ficaram colocados 49.438, menos 0,7% do que na mesma fase do concurso realizado no ano passado, revelam dados disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Mais de metade dos candidatos, ou seja, 56%, ficou na primeira opção, sendo que nove em cada dez alunos (87%) ficou numa das três primeiras opções.
Este ano, eram 1.119 os cursos superiores disponível, onde apenas 305 cursos ficaram com vagas disponíveis, representando 5.212 lugares para a segunda fase que arranca já amanhã, segunda-feira.
O Instituto Politécnico de Bragança tem, ainda, à disposição 944 lugares disponíveis.
Jornalista: Lara Torrado