A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil está a enviar mensagens, a toda a população, a alertar para o risco extremo de incêndios rurais.

As mensagens começaram a circular às 09h00, onde se lê: “Risco extremo de incêndio rural. Não use fogo nos espacos rurais/florestais. Siga recomendacoes das autoridades. Info: 800 246 246 ou www.prociv.gov.pt / ANEPC”.

Quem tiver o telefone desligado e/ou sem rede não irá receber o alerta, sendo que, este não tem qualquer custo nem requer adesão.

A Proteção Civil informa que a SMS está a ser enviada uma vez que foi ativo o alerta especial de nível vermelho- do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.

Este alerta (vermelho) é o nível máximos prontidão e mobilização de estruturas, forças e unidades de proteção e socorro.

A ANEPC relembra que, em dias em que o risco de incêndio é “Muito Elevado” ou “Máximo” não são permitidas queimadas extensivas sem autorização, a queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia, a utilização de fogo para a confecção de alimentos em todo o espaço rural, fulminar ou desinfestar em aliarmos, e a utilização de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, mais de 100 concelhos, incluindo de Bragança e Vila Real, estão, esta quarta-feira, sob perigo máximo de incêndio rural.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N

Slider