Depois de um dia em que as temperaturas máximas rondaram os 40ºC, os céus do nordeste transmontano foram palco de um “festival elétrico” que teve começo ao fim da tarde de terça-feira.
Foram várias as imagens publicadas nas redes sociais sobre a trovoada que sobrevoou os céus transmontanos. A página de Facebook Meteo Trás os Montes- Portugal reuniu vídeos, de pessoas, que retratavam o céu durante o “festival elétrico” que teve início ao fim da tarde de terça-feira.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a trovoada “deve-se à influência de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África, transportada na circulação resultante de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscais e de um vale depressionário centrado no sul da Península Ibérica, sendo reforçada por uma crista anticiclónica em altitudes sobre a Península Ibérica”.
Este fenómeno tem, também, “favorecido o transporte de poeiras sobre o território do Continente, que se prevê que continuem a afetar o território até, pelo menos, ao final da presente semana”.
Está prevista uma descida de temperatura na sexta-feira, com valores inferiores a 30ºC no Norte.
Jornalista: Lara Torrado