Já abriu, oficialmente, o novo Parque da Trajinha, em Bragança. Uma antiga quinta agrícola deu lugar a um novo espaço que visa a promoção de uma vida mais saudável entre a população.
O Parque Temático da Trajinha representa um investimento de 1.8 milhões de euros e inclui agora, na globalidade, mais de 300 árvores, 1.700 arbustos, 22 espaos de convívio equipados com mesas e bancos, 19 bebedouros, 33 papeleiras, 29.000m2 de hidrosementeira, 41.000m2 de sistema de rega e 17.441m2 de áreas de circulação universal.
“Esta é uma infraestrutura importante para a afirmação de Bragança enquanto Eco-Cidade, numa perspetiva da melhoria da qualidade de vida e usufruto da própria cidade por parte de todos os cidadãos, sem exceção”, referiu Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, no ato inaugural, que contou com a presença de Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior, do Executivo Municipal e de representantes de várias outras entidades do concelho.
Na cerimónia de abertura também marcaram presença cerca de 500 crianças das Férias Desportivas e Culturais do Concelho de Bragança, que tiveram a oportunidade de estrear muitos dos equipamentos e espaços deste Parque.
O Parque Temático da Trajinha é composto por um sistema de percursos e equipamentos de utilidade pública, tendo como objetivo incluir todas as faixas etárias no mesmo espaço.
O espaço contempla três tipos de plataformas diferenciadas com circuitos e equipamentos desportivos diferentes: um de equipamento geriátrico, equipamento de street workout e equipamento infantil. Há também um equipamento dedicado ao usufruto para pessoas com mobilidade reduzida.
A par destas plataformas, contemplam-se vários outros espaços equipadas com bancos, mesas e estruturas de ensombramento que servem enquanto zonas de merenda ou, simplesmente, de descanso.
Existe, também, uma clareira para jogos lúdicos informais, de forma a fomentar o convívio entre família e amigos. O Parque contempla, ainda, um eixo de ligação entre as diferentes zonas, com um percurso pedonal e ciclável. Este espaço ficará dotado, brevemente, de instalações sanitárias.
O Parque Temático da Trajinha representou um investimento total de mais de 1.8 milhões de euros, cofinanciados pelo Norte 2020/FEDER.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Bragança