O recinto da Feira de Artesanato Famidouro, que decorre em Miranda do Douro, entre dia 11 e 20 de agosto vai estar pintada com cerca de oito mil t-shirts usadas.
Bruno Gomes, presidente da Associação Comercial de Miranda do Douro, referiu, à agência Lusa, que “recolhemos junto da comunidade mais de oito mil t-shirts de várias cores, feitios, de clubes ou publicidade, para promover um efeito visual e ao mesmo tempo criar sombra no local onde vai decorrer o certame, numa extensão de 120 metros de comprimento por seis de largura”.
Este ano, a Famidouro conta com 40 expositores dedicados ao artesanato, como cutelarias, tanoarias, trabalhos em madeira e vestuário feito de pardo e burel. “O nosso concelho é muito rico no setor do artesanato que é procurado um pouco por todo o país e estrangeiros, daí a nossa aposta este ano” frisa.
O certame vai já na 26ª edição e vai contar com um espaço que terá demonstrações gastronómicas, onde o destaque vai para as raças autóctones do Planalto Mirandês, como a carne de bovino de raça mirandesa e os ovinos de raça churra mirandesa.
A cultura do planalto mirandês também vai estar em destaque, com as danças dos pauliteiros das várias freguesias do concelho, juntamente com o som das gaitas-de-foles, caixas e bombos.
A Famidouro é uma montra do mais genuíno que se faz no Planalto Mirandês e que atrai alguns milhares de visitantes um pouco de todo o país e de Espanha, já que o certame decorre numa cidade fronteiriça, onde a convivência com os vizinhos espanhóis faz parte do dia-a-dia.
Em conjunto com a Famidouro vão decorrer, também, as festas da cidade de Miranda do Douro. 4 Mens, Nuno Ribeiro e Carolina Deslandes são alguns dos artistas que vão pisar o palco da cidade mirandesa durante os dias de festa.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Francisco Galego