O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, vai apresentar, dia 11 de agosto, a sua mais recente exposição intitulada “Deste espaço luminoso e obscuro” da autoria de Pedro Calapez.
A mostra é organizada pelo Município de Chaves, contando com a parceria e o acervo da Fundação Serralves, instalação cultural sediada no Porto, que vem colaborando com no MACNA desde a sua abertura em 2016.
A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.
A exposição de Pedro Calapez vai estar patente, na cidade flaviense, até dia 28 de janeiro de 2024. A obra deste artista “é célebre pela exímia exploração da cor e da escala, pois o pintor desenvolveu a sua prática entre a abstração e a representação de lugares suspensos algures entre o esboço, o cenário e a ruína” refere o município de Chaves em comunicado.
O espólio afasta-se do universo da cor para revelar outros aspetos fundadores na prática de Calapez, alicerçados nos diálogos que estabelece com a história de arte, com a literatura e com a arquitetura.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Fundação Serralves