A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aprovou uma medida de incentivo à contratação de mulheres, para a função de treinadora nas competições nacionais não profissionais.
Segundo o regulamento, a medida de apoio entra em vigor já na próxima época 2023/24. Para incentivar e assegurar “uma melhoria contínua no futebol e futsal, a FPF irá conceder, aos clubes candidatos, um apoio monetário a título de incentivo no valor global de 1000 euros”, refere, em comunicado.
Ao apoio podem candidatar-se clubes e sociedades desportivas participantes em competições nacionais (futebol e futsal), “com exceção de Taças e Torneios e daquelas que já estão a ser apoiadas para o mesmo fim”, explica.
No entanto, os clubes e sociedades desportivas apenas são elegíveis para o Fundo se assumirem o compromisso de, na próxima época, apresentarem uma treinadora com TPTD (Título Profissional de Treinador de Desporto) válido integrante na sua equipa técnica.
Há ainda outro requisito, a treinadora terá de estar presente no mínimo em 80 por cento das fichas técnicas dos jogos dessa equipa.
A FPF sublinha ainda que o apoio será atribuído uma única vez por equipa.
Jornalista: Rita Teixeira