O secretário de estado do Turismo desloca-se, na próxima terça-feira, a Macedo de Cavaleiros para apresentar a “Linha + Interior Turismo” e inaugurar o Welcome Center Azibo.
O novo Welcome Center Azibo promete ser uma “porta de entrada” na região do Nordeste Transmontano e no próprio Norte de Portugal. A infraestrutura turística conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Nuno Fazenda irá também apresentar a “Linha + Interior Turismo”, que conta com 20 milhões de euros, e servirá para “apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior”, refere o município de Macedo de Cavaleiros, em comunicado.
“O Interior de Portugal tem um potencial tremendo de captação de novos públicos e novos mercados turísticos, mas é preciso que o Governo central olhe para estes territórios com maior atenção”, explica o autarca Benjamim Rodrigues.
No concelho macedense, recorda o autarca, há um conjunto muito significativo de atrativos turísticos, desde os destinos vocacionados para a Aventura até aos que permitem experienciar a Natureza em estado puro, passando pela Cultura, Sagrado e Profano, Desporto, História. E, claro, lembra Benjamim Rodrigues, “sem esquecer que temos no território três selos UNESCO: os Caretos de Podence, o Geopark Terras de Cavaleiros e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica”.
A presença do responsável do Governo será ainda aproveitada para a inauguração de alguns investimentos turísticos – um sinal claro, no entender de Benjamim Rodrigues, “de que os empresários já compreenderam o potencial do nosso território e o quanto ainda podemos crescer e beneficiar do Turismo”. Admite ainda que “uma das dificuldades é combater a sazonalidade do território e criar ofertas para o ano inteiro”.
Segundo o município, os empresários podem tirar proveito desta “Linha + Interior Turismo” uma vez que representa um apoio financeiro de natureza não reembolsável e corresponde a uma taxa de 70%, com limite máximo de 400 mil euros por projeto, ou no caso de uma candidatura conjunta, por entidade.