Considera “lamentável” o chumbo do curso de medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), referindo ainda que a notícia “causou surpresa e indignação”.
Segundo o JN, a A3ES recusou as candidaturas da UTAD e da Universidade de Aveiro para mestrados integrados em Medicina. Contudo, as decisões são preliminares e as instituições têm 10 dias a contar da notificação para tentar revertê-las. Posto isto, a academia transmontana confirmou que “irá naturalmente apresentar o seu contraditório nos próximos dias”.
Esta sexta-feira, o PSD de Vila Real partilhou a sua indignação perante a situação, onde num comunicado enviado às redações, diz ter recebido a notícia com “surpresa” porque recentemente “o primeiro-ministro, António Costa, deu garantias de que o mesmo iria ser aprovado na referida instituição”.
Relembra também que “a 14 de maio de 2021, a atual ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, afirmou, na cerimónia de tomada de posse do reitor da academia transmontana, Emídio Gomes, que “faz todo o sentido” um curso de medicina na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro”.
As memórias do PSD são várias, que recorda ainda que “a 25 de maio do ano transato, numa passagem desta mesma representante do Governo na cidade transmontana, que serviu para reunir com os elementos que representavam, na altura, a Comunidade Intermunicipal do Douro, e que lhe permitiu visitar as obras da antiga estação de comboios de Vila Real, foi anunciado pelo presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, que o curso de medicina na UTAD iria ser uma realidade dentro de dois anos”.
No mesmo comunicado, o partido social democrata questiona se esta é mais uma medida esquecida “entre promessas e fica o povo transmontano, mais uma vez, a “ver a carruagem passar”?”.
Sublinha que a formação de médicos é encarada, a nível local, como um fator de atração de alunos para a academia, inserida num território afetado e condenado pelo despovoamento e fazendo da medida, mais um contributo para fixar médicos na região.
Recorde-se que o curso de Medicina é uma ambição da UTAD, da cidade de Vila Real e do distrito. Sendo que em 2022 foi até criado um centro académico clínico, em parceria com o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e os agrupamentos de centros de saúde da região.
Jornalista: Rita Teixeira