Chama-se “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e arrancou na passada quinta-feira, 13 de julho, em Murça. A iniciativa tem como objetivo promover a preservação da natureza e das florestas através da sensibilização da população.
Aproveitando o dia de feira na vila, os jovens voluntários distribuíram, pelas ruas de Murça, folhetos que exibiam alertas e recomendações “relacionados com as situações de seca e do perigo dos incêndios florestais”.
Este gesto tem como finalidade sensibilizar a população para as necessidades de adequar os comportamentos a estes desafios.
“Este programa visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral, bem como da prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, da monitorização e recuperação de territórios afetados, da inventariação de espécies vegetais e animais, vigilância fixa e móvel, entre outras” refere o município em comunicado.
Jornalista: Lara Torrado