A região Norte contará com a mobilização de mais de três mil operacionais apoiados por 723 veículos, segundo o ministro da Administração Interna.
O ministro da Administração Interna deslocou-se até Chaves, na passada segunda-feira, para apresentar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR 2023), na região norte.
Em declarações aos jornalistas, José Luís Carneiro afirmou que “agora já temos mais de 60% de investimento na prevenção e cerca de 40% no combate”. Atualmente, encontram-se afetos ao dispositivo nacional um total de 13.891 elementos um número que representa um crescimento de 7,5% face ao mesmo período de 2022, e de 42% face ao ano de 2017.
O período mais crítico para a atividade do DECIR prolonga-se até ao dia 30 de setembro. E a região Norte contará com 3.049 operacionais dos diversos agentes de proteção civil e entidades cooperantes, apoiados por 723 veículos.
Recorde-se que os operacionais envolvidos no DECIR são elementos pertencentes aos bombeiros voluntários, Força Especial de Proteção Civil, militares da Guarda Nacional Republicana e elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, nomeadamente sapadores florestais e sapadores bombeiros florestais.
“É fulcral garantir um reforço deste dispositivo que assegura a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão de todos meios disponíveis em prol da comunidade, mas mais importante que os meios é o papel comportamental das pessoas”, disse o autarca flaviense.
Nuno Vaz relembrou ainda a importância da consciencialização para ações preventivas, reconhecendo o valor de todos aqueles que diariamente servem a causa pública, no domínio da proteção civil.
Jornalista: Rita Teixeira