Os banhos na praia fluvial do Rabaçal, no concelho de Valpaços, estão interditos devido à presença de salmonella, informou a autarquia, esta quarta-feira.
Em comunicado, o município refere que “será hasteada a bandeira vermelha e colocados avisos nos acessos à praia”. Adianta ainda que a interdição irá manter-se até que os resultados das novas análises à qualidade da água “indiquem que os valores microbiológicos se encontrem dentro dos parâmetros de referência”, explica.
Esta já não é a primeira vez que a bactéria surge nesta praia fluvial e o município assume que é “uma situação que já tem tornado habitual nos últimos anos, com impactos negativos na imagem turística do concelho e com prejuízos para os banhistas e economia local”.
Com a colaboração técnica da USP Tâmega/Barroso e da Agência Portuguesa do Ambiente a Câmara de Valpaços vai definir um plano de recolha de amostras de água em vários pontos do rio e seus afluentes, visto que “os resultados preliminares obtidos indicaram a presença de duas estripes de diferentes salmonella”. Depois o obejtivo será identificar a origem da bactéria.
Jornalista: Rita Teixeira
Foto: CM Valpaços/Arquivo