A cidade de Bragança vai receber pela primeira vez as comemorações do aniversário Força Aérea Portuguesa. A população vai poder experimentar e observar os vários aviões que vão ficar expostos nas praças da cidade.

As comemorações terão a duração de uma semana, entre 24 de junho e 02 de julho, e contam com um programa repleto de atividades que, como demonstrações, exposições, concertos e uma cerimónia militar.

A apresentação do evento aconteceu ontem, em Bragança. “Descentralizar é importante porque a maioria das unidades da Força Aérea está localizada muito próximo do litoral, em agregados de grande densidade populacional, como Monte Real, em Leiria , Montijo, Sintra, Beja é a única base no interior”, afirmou o chefe de Estado-maior da Força Aérea, João Cartaxo Alves, em declarações à Lusa. Destacou ainda que a escolha de Bragança é também uma “homenagem” aos “muitos militares” deste ramo naturais de Bragança.

À cerimónia militar junta-se um desfile aéreo e todos os aviões da Força Aérea irão fazer demonstrações de capacidades no aeródromo municipal de Bragança.

Esta semana de atividades é o ponto alto das comemorações do aniversário que decorrem durante todo o ano com iniciativas por vários concelhos da região, como concertos.

Outro evento do programa das comemorações é a apresentação do livro “Voar para Salvar 2022”, o ano em que a Força Aérea Portuguesa fez o maior número de missões, apoiando 912 pessoas.

Jornalista: Rita Teixeira
Foto: Primeiro-Sargento Carlos Barbosa/Força Aérea Portuguesa

Slider