Tudo indica que estão para acontecer mudanças na direção clínica do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, responsável pela gestão dos três hospitais do distrito (Bragança, Macedo e Mirandela) e 14 centros de saúde.

Apesar de a administração não comentar o assunto, foi possível apurar que estará de saída a diretora clínica dos cuidados de saúde hospitalares, Eugénia Madureira – desconhecendo-se as razões –, tal como está de saída Manuela Santos, a responsável pelos cuidados de saúde primários, ligados aos centros de saúde, esta porque vai aposentar-se.

Também segundo fonte bem colocada neste processo, deve entrar na administração Filipa Faria, atual diretora do Centro de Saúde Nº1 de Mirandela, cargo que desempenha desde agosto de 2021, e que já faz parte da Task Force de assessoria à direção dos cuidados primários da ULS Nordeste. Deve ficar responsável precisamente pela área dos cuidados de saúde primários (centros de saúde).

Quem também deve entrar na direção é, Duarte Soares, o antigo presidente da Associação Nacional de Cuidados Paliativos e diretor desse serviço na ULS, para além de presidente da delegação de Bragança da Cruz Vermelha, que deverá ficar responsável pela direção clínica dos cuidados de saúde hospitalares.

Os restantes elementos devem manter-se. Carlos Vaz, atual presidente do Conselho de Administração. Também Aida Palas deve manter-se com o pelouro financeiro da instituição, bem como Urbano Rodrigues, enfermeiro diretor.

Por definir está, ainda, o representante da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes.

Jornalista: Fernando Pires

Slider