Chama-se “LUCAS” e é o novo parceiro no suporte de vida da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Flor. À margem do Dia Internacional do Bombeiro, comemorado no dia 4 de maio, o município de Vila Flor ofereceu o equipamento aos bombeiros.
O “LUCAS” é um compressor torácico mecânico que “visa proporcionar compressões consistentes, efetivas e contínuas” menciona a autarquia, que acrescenta que o aparelho “facilita a circulação sanguínea para o fluxo de oxigénio aos órgãos vitais, como o coração e o cérebro, colaborando na melhor recuperação do paciente”.
Desta forma, este novo parceiro vai auxiliar os socorristas, isto porque vai permitir que as mãos estejam livres para que “se concentrarem noutras atividades essenciais para salvar vidas, melhorando, assim, a eficiência no tempo e a segurança dos trabalhadores de saúde durante o transporte”.
De acordo com o comunicado partilhado “o investimento neste dispositivo salva-vidas representa o compromisso do município com a assistência e apoio em caso de emergência a todos os vilaflorenses”.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Vila Flor