13 instituições particulares de solidariedade social do distrito de Bragança associadas da União das Misericórdias Portuguesas, vão passar a dispor dos serviços do Balcão SNS 24 para acesso e prestação de serviços de telessaúde aos utentes que estão nas diversas ERPIS – Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas.
Estas estruturas de acesso aos vários serviços digitais já estão disponíveis em diversas câmaras municipais, juntas de freguesia e balcões do cidadão, desde 2020, mas agora passam a estar também nos lares de idosos que, esta quinta-feira, assinaram protocolos com a Administração Regional de Saúde e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, no Lar Nossa Senhora da Paz, da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela.
“As Teleconsultas ou a renovação de receitas aos idosos, sem ser necessária a deslocação aos centros de saúde, serão os serviços que passarão a estar mais facilitados com o Balcão SNS 24”, adianta Eugénia Duarte, a coordenadora da Unidade de Acompanhamento dos projetos de telessaúde.
O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mirandela não tem dúvidas de que o Balcão SNS 24 vai trazer enormes benefícios para os lares de idosos. “Temos situações muito frequentes de vários idosos que são levados à urgência por situações, muitas vezes ligeiras, mas, na dúvida, as funcionárias dos lares não arriscam e preferem proceder dessa forma. Com o Balcão SNS 24, o conselho médico ou de enfermagem do outro lado da linha, pode evitar essa saída, facilitando a vida dentro dos lares, reduzindo despesas, e a ocupação de recursos humanos”, refere Adérito Gomes.
O também presidente do Secretariado Regional de Bragança da União das Misericórdias avança com outro exemplo para reforçar a importância deste serviço digital. “Na questão das receitas, há misericórdias que se não tiverem médicos têm de levar os idosos a um centro de saúde para prescrever uma simples receita médica e com este novo serviço isso passará a ser desnecessário”, acrescenta Adérito Gomes.
O Balcão SNS 24 passa a estar disponível em 13 das 14 ERPIS de instituições do distrito de Bragança ligadas à União das Misericórdias.
De fora fica apenas a Santa Casa da Misericórdia de Vimioso.
Jornalista: Fernando Pires