Dezenas de crianças, de 1 e 2 anos de idade, que frequentam a Nuclisol Jean Piaget, em Mirandela, colocaram na passada sexta-feira, na zona pedonal da rua da República e na Câmara Municipal, laços, flores e mensagens alusivas à temática da prevenção dos maus tratos na infância.
Foi uma das várias atividades programadas pela Nuclisol para serem desenvolvidas durante este mês de abril, o mês da prevenção dos maus tratos na infância. “Fizemos em tinta, os desenhos alusivos ao amor e passamos as frases, também as flores foram pintadas por elas”, refere Beatriz Silva, diretora pedagógica da instituição.
Beatriz Silva entende que tem de se incutir desde muito cedo os valores nas crianças e dessa forma será mais fácil passar a mensagem aos pais. “Acreditamos que é desde bem pequeninos que temos de fomentar estes valores nas crianças e as escolas têm um papel muito ativo em todas estas atividades porque somos o elo de ligação, a segunda família, ao nível da educação, e temos a obrigação de mostrar aos pais como estar com a infância, quais são os direitos que elas têm e como devemos respeitá-los e cumpri-los”, acrescenta.
A iniciativa mereceu rasgados elogios por parte da presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCI) de Mirandela. “É mais uma iniciativa de uma instituição de primeira linha que tem no seu plano pedagógico todo este interesse pela prevenção dos maus tratos e trabalhar essa temática com as crianças, numa primeira instância, e depois com os pais, porque tanto quanto sei estas atividades ao longo do mês, incluem sempre os pais o que é muito bom porque desperta-os para a temática”, afirma Natália Silva.
A próxima iniciativa da Nuclisol Jean Piaget, no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância, está marcada para quarta-feira, com uma palestra dirigida aos pais sobre “Parentalidade Consciente”.
De relembrar que a Nuclisol é, desde 2018, portadora do selo protetor da comissão nacional de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens.
Uma distinção que implica que possua um sistema integrado de gestão do risco e perigo.
Jornalista: Fernando Pires