Quem o diz é a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que divulgou, esta terça, os dados mensais relativos à prática dos preços dos combustíveis a nível nacional.
De acordo a informação divulgada, o preço médio da gasolina subiu 0,6% em fevereiro passado face a janeiro, enquanto o do gasóleo diminuiu 0,1% neste período, em que os combustíveis apresentavam-se mais caros nos distritos de Bragança, Beja e Faro.
No mês de fevereiro deste ano, os preços médios da gasolina e do gasóleo no mercado nacional “acompanharam o comportamento dos mercados internacionais e registaram um aumento de 0,6% e uma diminuição de 0,1%, respetivamente, face ao mês anterior”, revelam.
A entidade explica que, “na gasolina, a maior fatia do preço pago pelo consumidor correspondeu à componente de impostos, representando em fevereiro 48,1% do total da fatura, seguindo-se a cotação e frete (34,9%)”.
Já no caso do gasóleo, “o preço deveu-se, principalmente, à componente de cotação e frete (40,7%), seguida do valor de impostos (40,3%), com a inversão das componentes a decorrer da aplicação do mecanismo de revisão periódica do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP)”.
Jornalista: Rita Teixeira