No próximo sábado, 8 de abril, a tradição volta a Vale de Telhas, no concelho de Mirandela, com o “Serrar da Belha” e a organização espera atrair mais de três mil pessoas.
A freguesia prepara-se para cumprir a tradição na noite da véspera de Páscoa, com um evento de origem pagã. As duas personagens principais dão vida à “Belha” e ao Pineto, o homem rico da aldeia. A história começa quando a “Belha” pressente a sua morte e com medo de ir para o inferno resolve procurar a redenção, distribuindo os bens pelo povo da aldeia.
Ela faz o testamento, não por sua vontade, mas sim porque o Pineto a obriga. Enquanto distribui os bens, a sua maldade vem ao de cima e satiriza os herdeiros. Em simultâneo deixa também a descoberto os pecados do povo.
Quando morre, é levada ao purgatório e depois é queimada e é aqui um dos pontos alto da festa, quando se queima uma velha com 6 metros de altura. Esta representação significa a purificação das almas, pois, entende-se a velha como exemplo para a mudança de comportamento. Com a sua queima, a aldeia fica livre de todos os males e pecados do ano velho, dando assim início a um novo ciclo.
O teatro de rua, que tem hora marcada para as 21h, envolve quase todos os habitantes da aldeia e conta com muita animação.
Recorde-se que esta é uma tradição secular em Vale de Telhas, mas que só em 2019 foi transformada num produto turístico para dinamizar a economia da aldeia.
Veja o programa completo AQUI
Jornalista: Rita Teixeira