O município de Chaves vai assinalar o Dia Mundial da Árvore, que se comemora dia 21 de março, com uma ação de reflorestação das margens do Rio Tâmega. A iniciativa vai envolver cerca de 900 crianças do 1º ciclo que frequentam as escolas do concelho.
O município iniciou, esta quarta-feira, os trabalhos de abertura de covas para a plantação das árvores. De acordo com a autarquia, os 500 exemplares “serão plantados ao longo do Espaço Polis, nas áreas verdes localizadas na margem esquerda do rio desde o Jardim Público à Azenha dos Agapitos e na margem direita Entre a Estação das Águas e o MACNA”.
Entre as espécies que serão plantadas, a predominante é a quercus palustris e liquidambar styraciflua, “com vista ao sombreamento das pistas de circulação e embelezamento e enquadramento paisagístico, assim como a valorização do espaço”.
A reflorestação das margens do Rio Tâmega tem como objetivo consciencializar a comunidade educativa, especialmente as crianças, para o respeito e a importância das florestas e da preservação das árvores.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: CM Chaves