A Associação Vezeira criou um programa de apadrinhamento de cabras bravias. Desta forma, para além de ajudar a preservar a raça autóctone, o apadrinhamento ajuda a manter viva a tradição da vezeira de rés na aldeia de Montalegre.
A “vezeira da rés” consiste numa tradição secular praticada na aldeia de Fafião, em Montalegre. Esta significa que cada pastor vai tomar conta das cabras de todos à vez. No entanto, ao longo dos anos, esta tradição tem vindo a entrar em desuso.
“As pessoas com mais idade foram desistindo e os jovens não querem, porque é muito difícil fazer o pastoreio das cabras em serra”, mencionou Júlio Marques, da Associação Vezeira, em declarações à agência Lusa.
Criada em 2010, a Associação Vezeira tem como objetivo preservar o património histórico-cultural da região. O responsável recordou que a vezeira de Fafião já teve “mais de 2000 cabras e mais de 20 pastores”, isto quer dizer que “muitos dos pastores só precisavam de ir pastorear uma vez de 20 em 20 dias”.
Em 2016 havia “cerca de 600 cabras”, um número que veio a decrescer ao longo dos anos. Por esse mesmo fator, a associação adquiriu 200 cabras e introduziu-as na vezeira, contratando um pastor. Neste momento existem apenas dois rebanhos com dois pastores.
De forma a tentar manter viva a tradição, a associação criou, também, um programa de apadrinhamento destes animais. “O apadrinhamento dos nossos animais visa um ato altruísta por parte de cada parceiro da nossa aldeia”, menciona a Associação Vezeira.
Os objetivos do programa passam por proteger o legado dos antepassados, a tradição histórico-cultural da vezeira de Rés da aldeia comunitária de Fafião, a preservação e proteção da raça autóctone da Cabra Bravia que se encontra cada vez mais ameaçada e em perigo de extinção, impulsionar o turismo de experiências no mundo rural e a limpeza dos terrenos baldios com o intuito de prevenir incêndios e permitir uma via fácil aos meios de combate.
À agência Lusa, Júlio Marques referiu que já está a ser preparado o Dia do Apadrinhamento, que irá incluir as visitas aos animais.
Para além da vezeira da rés, na aldeia existe também a vezeira das vacas, no entanto com um maior número de animais e criadores.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Associação Vezeira