No próximo dia 26 de março, Miranda do Douro promove o “Angradecimiento de la Capa d’Honras Mirandesa”, uma peça “única” do vestuário tradicional português.
Extraída dos materiais naturais que a terra e os animais produzem, a capa de honras mirandesa é uma das marcas indissociáveis do concelho de Miranda do Douro, por esse mesmo motivo, este evento pretende valorizar esta peça de vestuário assim como registar o número de capas existentes e a sua antiguidade.
“A Capa de Honras é uma das mais emblemáticas peças do vestuário tradicional português, com uma dimensão identitária única” menciona o município de Miranda do Douro e, atualmente, está cada vez mais, a ganhar espaço num panorama de vestuário tradicional português.
As origens da Capa de Honras remontam aos tempos medievais, derivando da capa de asperge ou capa pluvial, nos seus primórdios repousando sobre os ombros de clérigos e dignatários eclesiásticos. Hoje em dia, do mesmo material, confecionam-se chapéus, carteiras, capas, entre outras peças de vestuário e acessórios, que são usados um pouco por toda a Europa, tanto por homens como por mulheres.
“A sua adoção pelas gentes mirandesas, entre boieiros e pastores, numa primeira fase e depois como atributo de fidalguia e de reconhecida importância social pelos seus portadores na comunidade mirandesa, fez desta peça de vestuário um símbolo da “proua” dos mirandeses, sendo hoje reconhecida como uma das mais representativas marcas identitárias da Terra de Miranda”.
Os interessados em participar nesta iniciativa têm até dia 22 de março para entregar a ficha de inscrição no Balcão único do Município de Miranda do Douro.
Jornalista: Lara Torrado
Foto: Canal N/Arquivo