COMISSÃO DE FESTAS DE FRADIZELA PROMOVE AÇÃO DE ESCLARECIMENTO PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM TRATORES AGRÍCOLAS

Iniciativa decorre no domingo à tarde, antes de uma missa campal onde haverá a bênção dos tratores.
No próximo domingo, na aldeia de Fradizela, a comissão de festas daquela localidade do concelho de Mirandela realiza uma ação de sensibilização para quem utiliza habitualmente tratores agrícolas com a intenção de prevenir acidentes.
Nos últimos sete anos, morreram, em média, cinco agricultores por mês em acidentes com tratores, em Portugal. A estes números, somam-se mais de três centenas de feridos graves no mesmo período.
A maior parte destes acidentes ocorrem em terrenos pequenos, com grandes declives, com destaque para o distrito de Bragança, onde o número de mortos já ultrapassou a meia centena.
Uma parte significativa das vítimas tinha mais de 65 anos, conduzia um trator com mais de duas décadas e não estava a usar o arco de Santo António.
A falta de formação dos agricultores, o envelhecimento desta população e o excesso de confiança de homens que toda a vida andaram em cima das pesadas máquinas, são algumas das razões apontadas pelas autoridades para que os acidentes aconteçam.
Recorde-se que, há um ano atrás, saiu um despacho que obriga frequência de uma ação de formação específica até fevereiro de 2021para conduzir tratores agrícolas.
É a pensar nisto, que a comissão de festas de Fradizela organiza uma palestra sobre o tema, no próximo domingo à tarde. “Apesar dos muitos acidentes que têm acontecido, as pessoas não colocam muita gravidade naquilo que acontece, julgam que é só pegar no trator e não se importam com os meios de segurança que devem ter. Por isso, decididos realizar esta palestra com o comandante da GNR de Mirandela”, refere Andreia Reis.
Esta ação de sensibilização acontecerá no domingo, na escola primária de Fradizela, após um almoço-convívio, e antes de uma missa campal que também terá o momento da bênção dos tratores.
Jornalista: Fernando Pires
Slider