O Governo publicou, esta quarta-feira, em Diário da República, o diploma com a atualização dos valores do abono de família para crianças e jovens.

Foram reforçados o abono de família pré-natal, o subsídio de funeral, a bonificação por deficiência do abono de família, o subsídio por assistência de terceira pessoa e as majorações do abono de família nas situações de monoparentalidade.

A atualização é justificada pelo “reforço da proteção social e o combate à pobreza das crianças e jovens inseridos em famílias mais carenciadas”, refere o Governo.

“No âmbito do Plano de Ação da Garantia para a Infância será concluído o compromisso, iniciado em 2022, de assegurar a todas as crianças e jovens com menos de 18 anos, em risco de pobreza extrema, um montante anual global de 1200 euros (100 euros mensais), e de atribuir pelo menos o montante anual de 600 euros (50 euros mensais) para as crianças pertencentes aos 1.º e 2.º escalões do abono de família”, pode ler-se.

A portaria produz efeitos a partir de 1 de janeiro de 2023, apesar de só ter sido publicada hoje. Todos os valores atualizados disponiveís aqui.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/Canal N

Slider