Um homem, de 46 anos, está em prisão preventiva desde maio de 2022 por ter sido apanhado com 39 gramas de cocaína na própria viatura, mas afinal o produto encontrado era açúcar.

Segundo avança o Jornal de Notícias, o homem estava a caminho de Portugal para visitar um amigo em Trás-os-Montes, mas acabou por ser intercetado pela GNR em Verín, na Espanha, que encontrou um pó branco suspeitando que se tratasse de droga. Num teste rápido na farmácia, a substância reagiu positivamente e os militares acreditaram estar na presença de cocaína.

Mesmo assim, o homem acabou por ser detido, mas meses mais tarde as análises realizadas em laboratório decretaram que a substância era açúcar e que estava no porta-luvas do carro, porque o suspeito é diabético.

Contudo, não foi suficiente para o Ministério Público e o juiz de instrução criminal de Torre de Moncorvo, que decidiram manter o homem em prisão preventiva, sob suspeita de que este integrasse uma rede de tráfico transmontana. Visto que, o amigo que iria visitar em Portugal, estava a ser investigado por tráfico de droga em Trás-os-Montes há vários meses.

Ou seja, neste momento, a apreensão da ‘droga’ já não é relevante para o caso, mas o homem tornou-se agora suspeito de integrar a rede de tráfico transmontana.

De acordo com o JN, o homem foi colocado em prisão preventiva após o primeiro interrogatório judicial e continua até hoje na prisão de Bragança.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider