O atual presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, foi eleito na passada sexta-feira como presidente do Conselho Regional do Norte, um órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).
Eleito presidente daquele conselho – um órgão deliberativo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte(CCDRN), com 85 dos votos num total de 87 – Nuno Vaz não teve oposição e apontou
O autarca apontou como desafios para a próxima década a transição digital e climática, um melhor serviço de proximidade e o desafio demográfico e económico.
De acordo com o Jornal de Notícias, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, também marcou presença na eleição, em Mogadouro, anunciou que a região é a quem tem o maior programa regional, “mas também aquela onde existem as mais graves assimetrias”.
Referindo ainda que o programa tem por objetivo “ultrapassar e resolver essas assimetrias”, onde as CCDR passarão a ter “maior autonomia na resolução desses problemas, contando com um maior envolvimento dos autarcas e das comunidades intermunicipais”.
Nuno Vaz sucede no cargo a Miguel Alves, ex-presidente da Câmara Municipal de Caminha, que foi nomeado no ano passado para secretário de estado Adjunto do primeiro-ministro, demitindo-se em novembro de 2022.
O novo presidente, que não teve oposição, foi eleito com 85 votos, num total de 87. Já António Pimentel, autarca de Mogadouro, mantém-se como vice-presidente do conselho regional.
Jornalista. Rita Teixeira