“Uma nova cidade para todos” é o novo mote do município de Chaves que aposta em espaços mais verdes e melhores acessibilidades. A requalificação do tecido urbano custou 15 milhões de euros. 

São mais de 14 quilómetros de requalificação da rede viária que transformaram, agora, a cidade flaviense mais sustentável e inclusiva. 

O projeto teve como objetivo a “conservação das infraestruturas rodoviárias existentes, a qualificação do espaço público, realçando a promoção dos modos suaves de mobilidade, através da criação de uma ciclovia e a reparação dos passeios existentes”, explica a autarquia, em comunicado. 

Das alterações resultou a reorganização do trânsito e a elevação de passadeiras, de acordo com a altura dos passeios que também foram reparados.

Em simultâneo, foi reduzido o impacto negativo do tráfego automóvel nas principais vias urbanas, através de soluções integradas de desenho urbano inclusivo e de técnicas de acalmia do tráfego. Assim como o reforço da sinalização de trânsito, para promover maior segurança e redução do número e gravidade de acidentes.

A nível ambiental, foram plantadas novas espécies de árvores, de forma a melhorar os locais a nível urbano e paisagístico, assim como, contribuir para a descarbonização e redução de ruído.

A autarquia reforçou a arborização para garantir uma melhor ”qualidade de vida de todos os munícipes, que futuramente beneficiarão do acréscimo de perímetros de sombra e poluição”.

O projeto possui um valor de 15 milhões de euros e contou com o apoio dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI). Sendo que, as obras fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves beneficiando de um investimento cofinanciado, no âmbito do Norte 2020.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider