Com data marcada para 19 a 22 de janeiro, a 32ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre terá à venda 40 toneladas de fumeiro.
Entre o fumeiro haverá alheiras, chouriças, salpicão e presunto, e apesar do aumento dos custos de produção, os preços irão manter-se.
O ano de 2023 representa o regresso do certame sem as restrições impostas pela pandemia, e segundo a autarca de Montalegre espera-se um “volume de negócios a rondar o um milhão de euros” em todo o concelho durante os quatro dias de evento.
Fátima Fernandes afirma que “o alojamento local está cheio, os restaurantes também estão cheios, aliás, recebem muitas pessoas durante todo o fim de semana e depois o movimento também se consubstancia nisto, as pessoas vão procurar conhecer áreas do concelho que não seja só Montalegre”.
Na feira vão estar presentes cerca de 50 produtores de fumeiro, que terão à venda 40 toneladas dos mais diversos produtos. No entanto, para além destes 50, vão marcar presença mais 20 expositores dedicados a outros produtos, é o caso do pão, dos licores, do mel e das compotas.
O preço dos produtos irá manter-se, apesar da inflação. “Sabemos bem que a inflação está nos níveis em que está e, portanto, decidimos manter os preços”, salientou a autarca.
Jornalista: Lara Torrado