Depois de ter subido cerca de quatro metros durante a madrugada, o caudal do rio Douro estabilizou, esta manhã, na zona do Peso da Régua.

Devido ao registo de precipitação persistente que levou ao aumento significativo dos caudais do rio Douro, a Proteção Civil alertou a população para o risco de cheias e inundações. 

Luís Lopes, comandante dos bombeiros do Peso da Régua, verificou um pico no caudal do Douro, pelas 04h00, que subiu cerca de quatro metros acima do que normalmente se verifica.

“Atingiu o nível máximo da última inundação que tivemos há duas semanas”, mencionou o comandante em declarações à agência Lusa. Explicou, ainda, que o caudal galgou a zona do cais da Régua.

O comandante referiu que esta manhã o caudal estava estabilizado e salientou que “no terreno vão manter-se numa monitorização permanente”. Segundo o responsável “para já a situação está controlada”.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil avisou que o aumento do caudal poderia causar inundações em “zonas historicamente mais vulneráveis”. Recomendou à população para não se expor às zonas mais afetadas pelas cheias e para não atravessar zonas inundadas, pedindo, ainda, para adotar medidas preventivas “que permitam mitigar danos pessoas e materiais”.

Jornalista: Lara Torrado

Slider