O mirandelense José Reis, mais conhecido como “Bica”, estreou-se oficialmente pela seleção nacional de Sub/17, ao marcar presença nos três jogos da 43.ª edição do Torneio Internacional do Algarve, que terminou, esta quarta-feira, naquela que é a competição incluída na preparação para a Ronda de Elite de acesso ao Europeu.
Portugal venceu a Coreia do Sul, por 3-0, e Bica foi suplente utilizado, entrando na partida ao minuto 69, naquela que passou a ser a primeira internacionalização do jogador, atualmente ao serviço da equipa de juvenis do Grupo Desportivo de Chaves.
No segundo jogo, na segunda-feira, Bica foi titular na vitória sobre a Alemanha, por 2-0, tendo sido substituído aos 61 minutos.
Já esta quarta-feira, no último jogo, frente à Espanha, que a seleção das Quinas perdeu, por 1-3, Bica também figurou no onze titular, tendo sido substituído ao intervalo, totalizando três internacionalizações pela seleção portuguesa que fecha este torneio no segundo lugar atás da Espanha e à frente da Alemanha e da Coreia do Sul.
O jovem mirandelense de 16 anos tem sido chamado com alguma frequência aos trabalhos da seleção, mas até agora ainda não tinha qualquer internacionalização.
Esta temporada, ao serviço da equipa de juvenis do Chaves, em 18 jogos, Bica já leva 18 golos.
O mais recente internacional da região representou a equipa do Sport Clube Mirandela, até 2014, ano em que, ao serviço dos benjamins dos alvinegros, se sagrou campeão distrital, e apontou 205 dos 258 golos que a equipa do Mirandela faturou nas duas fases da prova.
Esta veia goleadora de Bica, motivou, na altura, a cobiça dos três grandes do futebol português, acabando por optar pelo Futebol Clube do Porto.
Entretanto, já passou pelo Padroense e nas duas últimas épocas está a representar o Desportivo de Chaves.
Jornalista: Fernando Pires
Slider