De acordo com a SIBS Analytics, foram realizadas 365 transações por segundo no dia 23 de dezembro de 2022, atingindo “um máximo histórico na rede multibanco”.
Na antevespéra de Natal foi registado o pico de operações juntamente com as compras físicas, online e o levantamento a 23 de dezembro, mais precisamente, às 12h12.
Segundo os dados apresentados, foi também o dia com o maior número de compras físicas diárias na rede multibanco, 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, duplicando praticamente o número total de compras comparativamente ao ano anterior. O que acabou por verificar-se um aumento face a 2021.
O estudo confirma ainda que existiu mais expressão nas compras online: “aumentaram 31%, em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021”.
Quanto ao valor médio por compra (física e online), “este registou um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se nos 36,30€”.
De acordo com o comunicado, o comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento: os pagamentos online já pesam 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que no ano anterior.
O Mb Way também tem vindo a somar pontos na hora de pagar as compras. “No último mês de 2022, um período tipicamente marcado por um número elevado de transações, os pagamentos em loja através do MB WAY cresceram 5x face ao período homólogo de 2020 e as compras online registaram um incremento de 3x face ao mesmo período”, pode ler-se na nota.
Os setores que registaram um maior aumento de pagamentos foram os de Jogos & Brinquedos (setor que cresceu 3,2x), Perfumaria & Cosmética (2,3 x) e Casa & Decoração (2,0x).
Jornalista: Rita Teixeira