Entre esta quinta-feira e o final do ano, as principais artérias da zona histórica de Miranda do Douro vão estar envolvidas pelas músicas tradicionais da terra.

Ao som das gaitas-de-foles e dos bombos e caixas, o Festival Geada vai oferecer aos visitantes três dias de muita animação.

Organizado desde 2008 pela ARJM- Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, a criação deste festival tem como objetivo celebrar o solstício de inverno.

“Inicialmente, a nossa intenção foi a de organizar uma festa de amigos. Depois, com a grande adesão do público, decidimos criar um festival para dar a conhecer as nossas tradições de inverno através da música, do folclore, da língua e cultura mirandesa”, mencionou Ricardo Dias, membro da ARJM.

Kumpani, Algazarra, Pé na Terra, Loba Galharda, Zíngarus e Beche i Chiba, são apenas alguns dos muitos grupos que compõem o programa do festival.

Com um cartaz repleto de atividades, “no recinto do festival, o público vai ter a oportunidade de percorrer a ‘Buolta a las Adegas’, para degustar os sabores da gastronomia mirandesa, típicos desta altura do ano, como são as chouriças assadas, as alheiras, os chichos, o bulho com cascas e os ex-líbris da posta mirandesa e do cordeiro mirandês”.

Até dia 31 de dezembro, as ruas da zona histórica de Miranda do Douro vão ter animação constante, ao ritmo dos mais diversificados instrumentos.

Esta iniciativa é organizada pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa e conta com os apoios do município e da freguesia de Miranda do Douro, e de diversas entidades locais, associações, empresas e agentes culturais regionais e nacionais.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: ARJM

Slider