O documento compila os jogos tradicionais com maior representatividade na área de abrangência da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) e surge no âmbito do Programa “Cultura para Todos”.
Depois de encontros concelhios, oficinas de trabalho e de um Campeonato Intermunicipal de Jogos Tradicionais, que reuniu cerca de 500 participantes, foi a vez de criar um manual explicativo com os 36 jogos mais tradicionais da região.
Em comunicado é explicado também que a par do Manual dos Jogos Tradicionais, a CIM-TTM “desenvolveu uma coleção de nove jogos tradicionais contendo os materiais necessários à sua realização, um “produto” que quer motivar os jovens e as famílias a redescobrir os jogos tradicionais, jogando em conjunto pais e filhos e até avós, uma coleção que pretende ainda ser apresentada como produto turístico”.
A coleção é constituída por nove jogos: jogo da corrida de sacos, jogo da tração à corda, jogo de saltar à corda, jogo da raiola, jogo da malha, jogo do pião, jogo da macaca, jogo das 5 pedrinhas, jogo do lencinho.
Recorde-se que a CIM-TTM abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhas.
Jornalista: Rita Teixeira