A Câmara Municipal de Vinhais aprovou, em reunião de câmara, uma moção relacionada com a quebra na produção de castanha que o concelho de Vinhais sofreu este ano.

Depois de a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, ter marcado presença na última Festa da Castanha, no passado mês de outubro, e reforçar os apoios aos agricultores deste concelho devido à elevada quebra da produção deste fruto, “a Câmara Municipal aprovou esta moção para reforçar a necessidade e a urgência destas medidas”, lê-se em comunicado enviado ao Canal N.

Segundo a autarquia, esta moção resulta da informação de todas as juntas e uniões de freguesia do concelho, sobre esta quebra em cada uma das localidades, após um levantamento, bem como a informação da Arborea – Associação Agro-florestal e Ambiente da Terra Fria Transmontana.

A Associação lida diretamente com este setor, mostrando, de uma maneira inequívoca, os valores da quebra da produção da castanha na ordem dos dez milhões euros. “Este valor para um concelho como o de Vinhais é dramático e vai afetar a vida de muitas famílias deste concelho”.

O município pretende, assim, “que sejam de imediato formadas medidas por parte do governo no sentido de apoiar os produtos tal como está a ser feito, e bem, noutros apoios que estão a ser dados pelo governo nas várias áreas em que as pessoas são afetadas”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N/Arquivo

Slider