Mirandela foi uma das cinco localidades do país escolhidas para o início de uma campanha que prevê a distribuição de 50 000 calendários entre os idosos com o intuito de prevenir burlas relacionadas com a cobrança de serviços prestados por falsos funcionários da EDP.
Por Mirandela, esta quarta-feira, a Guarda Nacional Republicana, em parceria com a EDP, andou a distribuir calendários por algumas habitações onde vivem idosos sozinhos ou em situação de vulnerabilidade.
O objetivo é alertar para a prevenção de burlas relacionadas com a cobrança de serviços prestados por falsos funcionários da EDP, que tem sido uma prática corrente nos últimos tempos.
“A escolha dos calendários prende-se com a sua grande visibilidade no interior das residências, tornando mais fácil, em caso de emergência, o acesso aos contactos da GNR, inseridos no próprio calendário, que poderão ser determinantes no apoio e na garantia da segurança das pessoas desta faixa etária”, adianta o capitão Hugo Torrado, comandante da GNR de Mirandela.
Artur Cardoso, da EDP Distribuição, faz questão de esclarecer que o procedimento habitual da empresa não contempla o serviço porta a porta, antes de qualquer aviso prévio. “Estamos a alertar as pessoas para que não caiam no conto do vigário, porque quando fazemos campanhas de substituição de equipamentos, antecipadamente, mandamos um SMS ou uma carta a avisar a pessoa que vai haver esse tipo de serviço, mas nunca é pago no ato da execução desse serviço”, sublinha o membro desta empresa.
Enviado Algumas das pessoas mais idosas que receberam a visita dos elementos da GNR e da EDP elogiam a iniciativa. “É importante porque se houver qualquer coisa a gente comunica para eles”, diz Maria Glória. “É bom, porque nos deixam aquelas palavrinhas para não deixar a chave de fora, não abrir a porta a quem não conhece, estas coisas fazem falta”, acrescenta outra residente em Vila Nova das Patas.
A GNR, em parceria com a EDP, vai distribuir, em todo o país, 50 mil calendários, no sentido de reforçar a proximidade à população mais idosa, alertando para a prevenção de burlas relacionadas com a cobrança de serviços prestados por falsos funcionários daquela empresa.
A iniciativa começou, esta quarta-feira, simbolicamente, em cinco localidades do país. Para além de Mirandela, a ação decorreu também em Mafra, Felgueiras, Beja e Faro.
Jornalista: Fernando Pires