A segunda das Agendas para o Território, uma iniciativa promovida pelos deputados socialistas Sobrinho Teixeira e Berta Nunes, regressaram esta sexta-feira a Torre de Moncorvo. O tema em discussão é a área social, uma vez que conta com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A sessão focada sobre os “Desafios do Sector Social nas Regiões do Interior” tem como objetivo “ouvir as instituições que trabalham na área social, as IPSS’s, as Misericórdias, as mutualidades e também ouvir as autarquias, uma vez que estas últimas aceitaram a transferência de competências na área social”, explicou Berta Nunes, esta manhã, à margem da visita da ministra à Casa do Menino Jesus de Pereira, no concelho de Mirandela.

A deputa reforçou ainda que as entidades presentes na Associação dos Comerciantes, Industriais e Prestadores de Serviços de Torre de Moncorvo (ACIM) têm uma oportunidade para expor as dificuldades que atravessam atualmente.

“Porque há especificidades nos territórios de baixa densidade que é preciso ter em conta e é preciso tomar decisões nesta matéria e é isso que vamos fazer hoje, ouvir os atores no terreno”, sublinhou.

Berta Nunes afirma que este é um tema importante para o distrito de Bragança, uma vez que “é um distrito envelhecido e isso cria muitos desafios. Temos também problemas no apoio às crianças, nomeadamente, em creches e infantários (…) e esperemos que a gratuitidade destes espaços [proposta do Governo], esteja também acessível a esta região”.

A próxima iniciativa está marcada para Mogadouro, para falar-se sobre turismo. Ao que tudo indica a quarta decorrerá em Mirandela, que terá como tema principal a água.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider