No próximo ano, entre 15 e 22 de outubro, Torre de Moncorvo vai receber o Campeonato do Mundo de Pesca ao Achigã. De acordo com a organização, vão marcar presença seleções de 20 nações.

“Nesta modalidade cada equipa é composta por dois pescadores a que junta mais um suplente e equipa técnica. Cada seleção é composta por 10 a 12 pessoas o que, no geral, rondará a presença em Torre de Moncorvo durante uma semana de 250 a 300 pessoas, o que trará dividendos económicos de cerca de um milhão de euros no decurso da competição”, explicou em declarações à Lusa, um membro da organização, Francisco Morais.

As provas vão ter lugar na albufeira da Barragem do Baixo Sabor, com saída na rampa do Larinho, no concelho de Torre de Moncorvo. 

Segundo a organização, a maioria das seleções, que já confirmaram a sua presença, chegam um mês antes aos Lagos do Sabor para treinar, o que se vai refletir na economia  da vila.

Ate ao momento, estão já confirmadas várias seleções como a dos EUA, México, África do Sul, Suazilândia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Sérvia, Croácia, Coreia do Sul, Zâmbia e Porto Rico.

Recorde-se que, a prova chegou a estar programada para 2021, mas devido à pandemia foi remarcada para 2023.

Este campeonato mundial é uma parceria entre a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva (FPPD) e o município de Torre de Moncorvo, que vai investir 75 mil euros, mas espera um retorno de um milhão de euros.

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider