O Projeto Cultural da Escola Miguel Torga, Bike Solidária, leva alunos do 5º e 6º ano à Fundação Betânia, em Bragança, para várias atividades com idosos.
A iniciativa está integrada no Plano Nacional das Artes – Projeto Cultural de Escola Arte(S) de Crescer e conta com a parceria da Fundação Betânia. Os alunos vão visitar a instituição de bicicleta, promovendo a sustentabilidade ambiental e ,em simultâneo, promover a solidariedade e a interação intergeracional.
“O objetivo é proporcionar aos estudantes a possibilidade de conhecer o património cultural imaterial valorizando os saberes, os ofícios e a experiência de vida dos mais velhos”, explica um dos promotores, José Domingues.
Uma das temáticas é o tricot e o croché. O grupo de utentes irá ensinar as crianças a fazer tricot e croché, exemplificando para as próprias crianças perceberem como se faz.
“Nesta atividade os utentes explicam todo o processo da lã, deste a tosquia das ovelhas até ao tratamento da lã”, refere Paula Pimentel, diretora da Fundação Betânia.
As várias atividades para as crianças e idosos arrancam na próxima quinta-feira, 3 de novembro.
Jornalista: Inês Carvalho