Projeto piloto colocará Chaves como uma das cidades mais vanguardistas no combate à descarbonização. Contrato de Incentivo Financeiro foi assinado na passada sexta-feira.
Na passada sexta-feira foi assinado o Contrato de Incentivo Financeiro para a Promoção da utilização da energia geotérmica, na presença do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, seguindo-se a visita aos locais de captação da água termal e ao sistema de aproveitamento geotérmico do Hotel IBIS Styles, que constitui a mais recente ligação à atual rede geotérmica.
“Precisamos de criar territórios mais sustentáveis nas dimensões económica, ambiental e demográfica”, salientou o Presidente da Câmara de Chaves aquando da sessão de assinatura do contrato com o Governo Central, no dia que marca a consolidação da utilização deste recurso para a produção energia sustentável.
“Chaves dá o seu melhor contributo, na medida das suas capacidades”, salientou o Secretário de Estado Adjunto e da Energia ao referir que “o projeto nacional não avança se todos os territórios não derem os seus contributos. O país precisa de todos”. João Galamba afirmou que o Governo terá todo o interesse em expandir esta rede, podendo eventualmente ser equacionado o seu alargamento a privados, de forma a valorizar o recurso da água.
Recorde-se que este projeto sustentável contribuirá consideravelmente para a redução da pegada de carbono, com uma poupança estimada de 1330 toneladas/ano de dióxido de carbono, fomentando assim a descarbonização através de uma solução inteligente que aumente a eficiência e reduza o consumo de energia. O projeto tem um valor de 850 mil euros, comparticipado em cerca de 80% por um fundo de apoio à inovação, com um prazo de execução de um ano.
Em Chaves, o recurso à energia geotérmica já é utilizado em cinco equipamentos: no complexo termal, na Piscina Municipal, em duas unidades hoteleiras e num centro geriátrico da cidade.
Foto: CMC